Os jovens também precisam viver com saúde e para isso precisam enfrentar suas dores. Os jovens sofrem muito com dor de cabeça, também chamada de cefaléia ou enxaqueca, na forma mais grave. Um estudo realizado em São Paulo avaliou 2173 crianças e adolescentes com idade entre 5 e 13 anos. Dos participantes, 17% sofrem enxaqueca e 13% enfrentam uma dor chamada de tensional.
As meninas sofrem mais na adolescência devido à menstruação que pode desencadear ou agravar a enxaqueca. Nas crianças maiores de nove anos há uma prevalência maior nas dores de cabeça.
Para prevenir as crises é preciso descobrir os fatores desencadeadores. Os principais são os derivados do leite, condimentos como ketchup e maionese, chocolate e embutidos. A exposição prolongada ao sol e mudanças na rotina do sono.
A boa notícia é que a maioria dos jovens deixa de sofrer essas dores espontaneamente e os casos mais graves devem ser tratados com acompanhamento médico. O estudo constatou que 90% das crianças que procuram um médico por causa de dor de cabeça têm enxaqueca e 50% dos casos não apresentam fator específico que desperte as crises.
Via blog catarino
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente Como: Nome (URL - opcional)