17 fevereiro 2011

Olhe para Jesus – O Retrato da Santidade

 
 
1. SEU RELACIONAMENTO COM O PAI

      ·         Ele viveu em total dependência do pai. Buscava em Deus o suprimento de suas necessidades, direcionamento para sua vida e seu ministério, e capacitação para cumprir seu propósito nesta terra.

      ·         Ele se submeteu totalmente à vontade do Pai. Amava a lei de Deus e a obedecia continuamente...

     ·         Vivia para agradar a Deus, em vez de agradar aos homens. Estava disposto a abrir mão de ser aceito pelas pessoas, de modo que pudesse agradar a Deus.

2. SEUS VALORES E PRIORIDADES

·    Sua maior motivação era glorificar a Deus. Ele veio a este mundo sem interesses próprios, para cumprir os propósitos e a vontade do Senhor.

  • Ele valorizava o ETERNO mais do que o temporário. Para Ele, realizar a vontade de Deus era mais importante, por exemplo, do que comer... (João 4. 31 a 34)

3. SEU RELACIONAMENTO COM OS DEMAIS

  • Ele não tinha desejos egoístas e colocava as outras pessoas em primeiro lugar. Tinha um coração de servo e continuamente se oferecia para satisfazer as necessidades dos outros.

  • Estava sempre disponível para aqueles que precisavam Dele, mesmo quando o interrompiam em momentos inconvenientes – por ex. quando estava cansado (João 4. 6,7), tarde da noite (João 3. 2), quando tinha planejado realizar um “retiro” com os seus amigos... (Mc. 6.31-34) ou durante seus períodos de meditação (Mc. 1. 35 a 39).

  • Ele se submetia às autoridades humanas. Quando jovem, foi obediente à sua mãe e a José, ensinou e praticou respeito e submissão às autoridades civis.

  • Era misericordioso e concedia perdão a todos que o maltratavam.

4. SUAS PALAVRAS

  • Falava apenas o que o Pai lhe instruía. Como resultado, suas palavras eram sempre carregadas de autoridade e impactavam as pessoas.

  • Sempre falava a verdade.

  • Tinha palavras bondosas que satisfaziam a necessidade de seus ouvintes.
Por Marcella Melo


5. SEU CARÁTER

  • Vivia em constante louvor e gratidão a Deus.
  • Mostrava-se desprendido quando via que algumas pessoas precisavam ser confrontadas com respeito a seus erros e era corajoso quando a vontade de Deus exigia que Ele fizesse algo difícil.

  • Não era competitivo nem ciumento. Regozijava-se quando Deus abençoava outras pessoas ou decidia usar outros indivíduos (João Batista, por exemplo).

  • Era cheio do Espírito Santo e manifestava os frutos do Espírito o tempo todo:

1. AMOR – Jesus amava a Deus te todo o coração. Demonstrava amor altruísta e sacrificial para com as pessoas, ao ponto de entregar a própria vida em favor de seus inimigos. Demonstrou todas as qualidades do amor descritas em I Coríntios 13. 4 a 8

2. ALEGRIA – Ele era repleto da alegria do Senhor. Esta alegria não dependia das circunstâncias, porque confiava no controle soberano de Deus sobre todas as situações.

3. PAZ – Ele era calmo e sereno em meio às tempestades, às pressões da multidão e diante da cruz (João 14.27). Sua paz interior ia além da compreensão humana.

4. Longanimidade – Ele suportava as provações; aceitou passar por circunstâncias adversas, bem como os ferimentos que os outros lhe causaram.

5. Benignidade – Demonstrava preocupação genuína pelas pessoas. Dava atenção especial aos rejeitados... era cuidadoso e estava sempre atento às necessidades das pessoas.

6. Bondade – Sua excelência moral se manifestava através de boas obras para com outros. Jesus andou por toda a parte fazendo o bem. (Atos 10.38)

7. Fidelidade – Ele era totalmente digno de confiança e sempre cumpria a vontade de Deus. Obedeceu, serviu e amou a Deus fielmente, até a cruz.

8. Mansidão – Suportou a falta de compreensão e o abuso sem fazer retaliações. Reagia com mansidão às provocações, não tinha uma postura defensiva, mas confiava sua vida e suas circunstâncias a Deus. Ele era humilde – recusava-se a se promover ou buscar sua própria glória.

9. Domínio próprio – tinha temperança, suas paixões humanas e apetites carnais sempre estavam sob o controle do Espírito Santo.

Não importa o quanto nos esforcemos para sermos santos; apenas Cristo pode nos levar a alcançá-lo. Quando fixamos os olhos Nele, percebemos que Ele é o nosso tesouro de valor incalculável, a fonte do mais puro prazer. Assim passaremos a desejá-lo – sua beleza, sua justiça – maior do que a ansiamos pelos atrativos que este mundo tem a oferecer. Assim, seremos transformados em sua semelhança.

Deus abençoe a sua vida.
********************

FONTE: SANTIFICAR-SE COMPLETAMENTE PARA DEUS
AUTOR: Nancy Leigh DeMoss

Um comentário:

  1. Amém, amei o texto Marcellinha,
    Deus abênçoe a todos e que todos imitem a pessoa de Jesus.

    ResponderExcluir

Comente Como: Nome (URL - opcional)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...