1 Coríntios 1.18-31
18 Pois a mensagem da cruz é loucura para os que estão perecendo, mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. 19 Pois está escrito: "Destruirei a sabedoria dos sábios e rejeitarei a inteligência dos inteligentes". 20 Onde está o sábio? Onde está o erudito? Onde está o questionador desta era? Acaso não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 21 Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por meio da sabedoria humana, agradou a Deus salvar aqueles que crêem por meio da loucura da pregação. 22 Os judeus pedem sinais miraculosos, e os gregos procuram sabedoria; 23 nós, porém, pregamos a Cristo crucificado, o qual, de fato, é escândalo para os judeus e loucura para os gentios 24 mas para os que foram chamados, tanto judeus como gregos, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria humana, e a fraqueza de Deus é mais forte que a força do homem. 26 Irmãos, pensem no que vocês eram quando foram chamados. Poucos eram sábios segundo os padrões humanos; poucos eram poderosos; poucos eram de nobre nascimento. 27 Mas Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. 28 Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que nada são, para reduzir a nada as que são, 29 para que ninguém se vanglorie diante dele. 30 É, porém, por iniciativa dele que vocês estão em Cristo Jesus, o qual se tornou sabedoria de Deus para nós, isto é, justiça, santidade e redenção, 31 para que, como está escrito: "Quem se gloriar, glorie-se no Senhor".
Em comparação com a sabedoria humana que será destruída, a mensagem da cruz (o foco de toda a Bíblia) é o poder de Deus. Compare esse texto com Romanos 1.16. A Palavra é o poder de Deus para a salvação. O texto de hoje mostra como Deus tirou completamente do homem a habilidade de salvar-se ou alcançar qualquer mérito em sua salvação. Michael Card resumiu bem o conceito: “Nós, em nossa tolice, achamo-nos sábios. [Jesus] fez o papel de tolo e abriu nossos olhos. Nós, em nossa fraqueza, achamo-nos fortes. Ele se fez impotente e provou que estávamos errados.” Que senso de humor! Deus reduziu a nada tudo o que nós achávamos tão importante para deixar claro além de qualquer dúvida que tudo depende somente dEle – da Sua Palavra, do Seu poder, da Sua sabedoria. Ou será que foi acidente que Jesus chamou uns “zés-ninguém” para serem Seus discípulos? Não! Foi para mostrar que o poder está com Ele e mais ninguém, “para que ninguém se glorie” (Ef 2.9) e para que ninguém desanime.
Quantas vezes não pensamos: Deus acertou quando salvou aquela pessoa. Ou pior: pensamos isso de nós mesmos. Ou talvez pensemos: Ninguém vai dar crédito ao que eu disser sobre Deus. Você não precisa ser grande aos olhos dos homens para falar de Cristo. Em qualquer dos casos, lembre-se do texto de hoje. O poder está na Palavra e na Pessoa de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente Como: Nome (URL - opcional)