05 julho 2011

LOUVOR E ADORAÇÃO

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:23)
Jovens queridos, que o amor e a graça do nosso Pai estejam sobre todos vocês!
Hoje gostaria de compartilhar com vocês sobre algo que aprendi há um tempo e até hoje levo comigo, sempre parando para refletir e analisar o meu coração diante de Deus. O assunto é o louvor e a adoração. 
No cotidiano de nossas igrejas ouvimos muito falar sobre louvor e adoração, Ministérios e ministros de louvor; ouvimos e cantamos lindas melodias, com lindas letras que exaltam o nome do Senhor. Porém, será que realmente sabemos o que é louvor e o que é adoração? De que forma nos comportamos quando nos propomos a louvar e a adorar a Deus?

Pois bem. Analisemos o significado de cada uma das duas palavras, segundo o dicionário Priberam da Língua Portuguesa (dicionário online), e depois iremos falar sobre cada uma delas.
Segundo o dicionário, louvor tem os seguintes significados: elogio, gabo, glorificação, apologia. Sendo assim, louvar está ligado à exaltação, ao reconhecimento por um feito ou da superioridade de quem se está adorando.
Já a palavra adoração tem o seguinte significado: amor profundo e respeitoso. O verbo adorar significa: prestar culto, ter muito amor. Na enciclopédia virtual Wikipédia temos o seguinte comentário:
“A adoração exige amor extremo, excessivo, fazendo com que a pessoa, seja levada a prestar culto a uma divindade [...]”. 

Vemos, portanto, que a adoração exige uma entrega muito maior do que o louvor, onde há apenas um reconhecimento por algo e uma exaltação ou glorificação. Certa vez ouvi alguém dizer que na adoração há uma relação de intimidade com o objeto que se adora. E, de fato, os dois conceitos apresentados levam a entender que há adoração muito mais do que apenas um reconhecimento. O envolvimento entre adorador e adorado é muito mais intenso.

Ainda sobre a adoração, uma vez, ministrando a palavra, o líder do ministério de louvor da igreja da qual era membro em Recife falou a seguinte frase: 

“Adoração é o meu amor em resposta ao amor de Deus”.
O louvor é extremamente importante. A palavra de Deus nos ensina a louvá-lo, a reconhecer a Sua santidade e Sua grandeza, Sua soberania. Porém, sabemos também que Deus nos criou para que sejamos seus filhos e, assim como todo pai,  Ele também deseja que o amemos com amor extremo, e podemos demonstrar esse amor através de uma verdadeira adoração, uma adoração em espírito e em verdade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente Como: Nome (URL - opcional)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...